“Prevenção é mais fácil que o tratamento”, afirma médica sobre avanço da Covid

Infectologista Rosana Richtmann afirma que população está “virgem de anticorpos” e que baixa procura por imunizantes é prejudicial

A médica Rosana Richtmann, diretora do Comitê de Imunização da Sociedade Brasileira de Infectologia, afirma que o uso de máscaras e a maior higiene das mãos é a melhor solução para a prevenção da alta nos casos de gripe e Covid. Nas últimas semanas, os pronto-atendimentos têm observado uma alta nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave.

A infectologista foi entrevista nesta segunda-feira (23) no BandNews Em Alta Frequência.  

Segundo a profissional, a população está “virgem de anticorpos” por conta do isolamento provocado pela pandemia e o menor contato com o vírus da gripe nos últimos dois anos. Por isso, a médica destaca a necessidade da população procurar a imunização contra a Influenza e a Covid-19.

A infectologista destaca que a população terá de conviver com os vírus e que a alta nos casos recentes era esperada, mas demanda monitoramento para a retomada futura de medidas de precaução.

O uso de máscara em ambientes fechados e a higiene das mãos é a melhor solução, de acordo com a médica. Ela afirma ainda que não existem tratamentos específicos contra os casos virais e que a necessidade de internação sobrecarrega o sistema de saúde.

Por fim, a especialista pede atenção especial com o frio, que faz aumentar os casos de síndrome respiratória. Segundo ela, os vírus se proliferam com maior facilidade com as condições atuais do clima.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.