O presidente Lula está nesta terça-feira (09) em Santa Cruz de La Sierra onde irá se reunir com o presidente da Bolívia, Luis Arce. A pauta do encontro deve envolver tema como investimentos da Petrobras na região e a busca do governo federal por uma redução nos custos de importação do gás pelas empresas brasileiras.
Outro ponto importante é a estratégia para melhorar a segurança e defesa na fronteira entre os dois países, que se estende por 3.400 km. Questões migratórias também serão abordadas, considerando que cerca de 300 mil bolivianos vivem no Brasil e aproximadamente 60 brasileiros residem na Bolívia, a maioria empresários e estudantes.
Lula ainda terá encontros com movimentos sociais e empresários. A apesar de não constar na agenda oficial, o presidente brasileiro também deverá conversar com Evo Morales, ex-aliado e atual desafeto do líder político boliviano.
Essa é a primeira visita de Lula à Bolívia neste mandato. Arce já esteve no Brasil quatro vezes desde que Lula foi eleito pela terceira vez.
Nesta segunda-feira (08), o chefe do Executivo Federal do Brasil participou da Cúpula do Mercosul, em Assunção, que não contou com a presença do presidente da Argentina, Javier Milei.
O anfitrião do encontro, o presidente do Paraguai, Santiago Peña, tentou demonstrar que a ausência de Javier Milei não iria esvaziar a reunião.