A ministra Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal, se reúne nesta segunda-feira (9), às 9h, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Palácio do Planalto. Ambos devem discutir a resposta das autoridades após os atos golpistas que terminaram com a depredação das sedes do Executivo, Legislativo e Judiciário em Brasília.
O encontro foi acertado depois que o presidente visitou a sede do Supremo na noite de domingo (8) para conferir a destruição do plenário da Corte.
Vândalos bolsonaristas invadiram o Tribunal, quebraram móveis, roubaram objetos e depredaram o prédio. Um princípio de incêndio fez com que o sistema de combate às chamas fosse acionado e a Corte ficou alagada.
O STF está em recesso, sem julgamentos presenciais, mas continua operando em esquema de plantão. Decisões judiciais são aguardadas para as próximas horas como uma resposta aos atos terroristas na capital federal.
Ministros de Lula devem participar da reunião com Weber. O encontro é visto como uma resposta institucional conjunta contra os atos.
Lula foi recebido no Supremo na noite de domingo (8) pela presidente da Corte. Estavam com Weber os ministros Luís Roberto Barroso, vice-presidente do Tribunal, e Dias Toffoli.
Em carta publicada no Twitter, o decano Gilmar Mendes afirmou que um ato criminoso foi colocado em prática na capital federal e completou: “Alguns executaram, outros financiaram, mas não importa: todos precisam ser punidos. A maior responsabilidade, contudo, recairá sobre as autoridades omissas”.