Presidente do Gabão faz apelo a aliados após golpe de Estado

Oficiais militares anunciaram na TV que as Forças Armadas assumiram o controle do país

Rádio BandNews FM

Presidente do Gabão faz apelo a aliados após golpe de Estado
Presidente do Gabão faz apelo a aliados após golpe de Estado
REUTERS/Brendan McDermid

Após sofrer um golpe de Estado, o presidente do Gabão, Ali Bongo, pede à comunidade internacional que “faça barulho” para apoiá-lo. Os militares do país tomaram o poder, nesta quarta-feira (30), e colocaram o mandatário em prisão domiciliar. Parte da população foi às ruas para festejar o golpe.

"As pessoas aqui prenderam a mim e minha família. Meu filho está em algum lugar, minha esposa está em outro lugar. Neste momento, estou na residência e nada está acontecendo. Não sei o que está acontecendo”, declarou o presidente em um vídeo.

Oficiais militares anunciaram na TV que as Forças Armadas assumiram o controle do Gabão e nomearam como líder da transição o chefe da Guarda Republicana, Brice Oligui Nguema.

Foram detidos, junto com o presidente, funcionários do alto escalão do governo, conselheiros da Presidência e os dois principais líderes do Partido Democrático Gabonense (PDG). Em entrevista, o general Brice Oligui Nguema, afirmou que Bongo “foi afastado” e que “goza de todos os seus direitos”.