Os recentes casos de manipulação de resultados chacoalharam o futebol brasileiro nas últimas semanas. Após denúncias, o Ministério Público de Goiás deu início à operação Penalidade Máxima para investigar jogadores das Séries A e B do Campeonato Brasileiro em 2022.
Presidente do Fortaleza, Marcelo Paz conversou com exclusividade com a BandNews FM e ressaltou a necessidade de uma investigação profunda para descobrir todos os envolvidos no esquema para favorecer os apostadores.
“Acho isso ótimo (sobre participação da Polícia Federal na investigação). Adoro futebol, sou apaixonado por futebol, e o melhor é você duelar contra alguém e tentar ganhar o jogo porque foi melhor, mais competente, mais estrategista... e quando aparece esse tipo de situação, é terrível. Por questões individuais, por ganância, por índole, alguns por ingenuidade, infelizmente, a gente consegue ver um ou outro que foi por ingenuidade, por achar que um cartão amarelo não fosse dar problema, um escanteio...”, afirmou Marcelo Paz.
Até o momento, as conversas vazadas não citam nenhum jogador do atual elenco do Fortaleza. Porém, Marcelo Paz afirmou que um atleta revelou ter sido contatado por aliciadores no ano passado e preferiu preservar a identidade, por questões de segurança.
“Teve um jogador que disse: ‘já me procuraram no ano passado’. Eu sou muito sincero, não gosto de deixar as coisas no ar, mas neste caso preciso preservar a identidade porque hoje, qualquer nome que apareça, as pessoas já condenam”.
O presidente do Fortaleza ainda saiu em defesa do meia Matheus Vargas, vinculado ao Tricolor do Pici e emprestado ao Sport. Segundo o jornal O Globo, o jogador teve o nome citado em conversas de áudio de apostadores como um dos atletas que não respondeu sobre uma possível participação no esquema.
“Porque foi citado em uma conversa, que pretensamente falaria com o irmão dele, para falar com ele, aí já teve site, blog, Instagram, dizendo que ele foi citado... isso é muito ruim porque o Matheus Vargas não fez nada, até aonde eu sei. Eu convivi com ele, é um garoto de índole ótima”, completou Marcelo Paz.
O mandatário do Tricolor ainda pediu que todo o resultado da investigação seja divulgado para apontar os envolvidos.
“Quero que apareça o iceberg inteiro, que mostre tudo. E, se tiverem outros envolvidos, sejam dirigentes, executivos de futebol, o que for... que apareça tudo. Porque eu acho que realmente é extirpar esse câncer. O futebol não pode conviver com essa desconfiança. Hoje, um jogador perde o pênalti, o cara já acha que está vendido.”
A delegação do Fortaleza já está em São Paulo para enfrentar o Palmeiras na quarta-feira, às 19h, no Allianz Parque, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.