Presidente da Síria está na Rússia após fugir de revolução rebelde

Bashar Al-Assad é filho de Hafez Al-Assad, que foi presidente do país por 29 anos

BandNews FM

Presidente da Síria está na Rússia após fugir de revolução rebelde
Presidente da Síria está desaparecido depois que rebeldes tomam controle do país
Reprodução

O presidente da Síria, Bashar Al-Assad, viajou para a Rússia após o grupo jihadista conhecido como HTS tomar o controle da capital Damasco. Os rebeldes fizeram um anúncio na televisão estatal após uma ofensiva surpresa. Segundo a agência Reuters, o comando do exército sírio notificou as autoridades de que o regime de Assad terminou.

Bashar Al-Assad deixou o país em um voo da Syrian Air que decolou do aeroporto de Damasco no mesmo momento em que rebeldes tomaram o palácio do governo. A agência russa TASS confirmou que o líder sírio deposto está em solo russo

O grupo extremista, que liderou avanços nas principais cidades do país ao longo da semana, já foi filiado da Al Qaeda. Com a queda do ditador, uma possibilidade é que o grupo imponha um regime islâmico.

Bashar Al-Assad é filho de Hafez Al-Assad, que foi presidente do país por 29 anos, de 1971 a 2000, quando morreu. Naquele ano, Bashar Al-Assad assumiu a liderança. Ele venceu uma série de eleições, em anos como 2007, 2014 e 2021, mas sem oposição.

A guerra na Síria começou no ano de 2011, como um desdobramento da Primavera Árabe, quando movimentos populares contestaram o poder de diversos regimes no Oriente Médio. Em treze anos de guerra, o número de mortes ultrapassou os 500 mil. Além disso, a guerra civil já levou seis milhões de pessoas a abandonarem o país.