Presidente da Coreia do Sul deve ser preso até segunda-feira (6)

Yoon Suk Yeol foi destituído do cargo em 14 de dezembro após instituir crise política no país

Rádio BandNews FM

Presidente da Coreia do Sul deve ser preso até segunda-feira (6)
Yoon Suk Yeol
The Presidential Office/Handout via REUTERS

Os investigadores da Coreia do Sul declararam, nesta quarta-feira (1), que cumprirão o mandado de prisão contra o presidente do país, Yoon Suk Yeol, até a próxima segunda-feira (6). Ele foi destituído do cargo em 14 de dezembro por impor lei marcial no início do mesmo mês, instituindo uma crise política.

O pedido de prisão foi solicitado no dia 30 de dezembro pelo Gabinete de Investigação da Corrupção da Coreia do Sul e aprovado na última terça-feira (31). Este é o primeiro mandado direcionado a um presidente no país.

A requisição para prender Yoon Suk Yeol ocorreu após ele ter ignorado três vezes uma convocação dos investigadores para testemunhar sobre o decreto de lei marcial, que restringiu direitos civis.

A defesa do presidente declara que o mandado foi emitido de forma ilegal e inválida, e entrou com um recurso exigindo a anulação do pedido. O mandatário está sendo investigado por insurreição e foi afastado do cargo por impeachment. A destituição definitiva está sendo julgada pelo tribunal constitucional sul-coreano, que tem até seis meses para decidir se acata a decisão

Tópicos relacionados