Presidente da Anfavea diz que setor automotivo é um poderoso ativo para gerar renda e qualificação profissional

Setor automobilístico teve que se adaptar para se manter dentro do mercado

Rádio BandNews FM

Segundo o presidente da Anfavea, a mão de obra brasileira é qualificada e há espaço para gerar ainda mais vagas na indústria automobilística.
Foto: Divulgação/Anfavea

No programa BandNews FM No Meio Do Dia desta sexta-feira (30), o presidente Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Luiz Carlos Moraes, falou sobre o mercado automobilístico no Brasil e os desafios do setor na geração e manutenção dos empregos durante a pandemia do coronavírus.

A indústria de automobilismo tem um quadro importante no País desde 1960 no Brasil, porque, segundo Moraes, o setor auxiliou na industrialização. Com o tempo, ele ressalta, as montadoras tiveram que se adaptar e se qualificar para se manter dentro do mercado.

Segundo o presidente da Anfavea, a mão de obra brasileira é qualificada e há espaço para gerar ainda mais vagas. Luiz Carlos Moraes destaca que as empresas aqui instaladas acabam mandando os profissionais para fora do Brasil, como a Alemanha e os Estados Unidos, para que estes profissionais fiquem atualizados no desenvolvimento tecnológico, o que auxilia na qualificação da mão de obra dos que aqui ficam e serão treinados quando essas pessoas voltarem ao país.

De acordo com o Moraes, o setor está entrando numa fase de avanço na tecnologia e conectividade, atraindo novos fornecedores e novos setores para o investimento, reforçando que há um longo caminho de transformação que vai mexer no emprego do setor.  

Confira a entrevista na íntegra: 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.