A Prefeitura do Rio vai receber 400 mil doses da vacina contra a gripe do Instituto Butantã nos próximos dias.
O pedido foi feito pela Secretaria Municipal de Saúde. Pelas redes sociais, o governador de São Paulo, João Doria, publicou o anúncio.
Durante agenda nesta quarta-feira (08), o prefeito do Rio, Eduardo Paes, agradeceu a colaboração.
Em meio ao surto de gripe, o estado do Rio registra um aumento de 239% na média móvel de atendimento a casos de síndrome gripal nas Unidades de Pronto Atendimento, em relação aos últimos 14 dias.
O crescimento foi verificado a partir de 22 de novembro, quando foram registrados 505 atendimentos, e atingiu quase 6 mil atendimentos na última segunda-feira (06).
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, esse é o maior número de atendimentos por uma doença realizados nas UPAs em um único dia desde o início da pandemia de Covid-19.
A maior parte desses casos vem sendo confirmada como Influenza A e não gera internações.
Ainda de acordo com a pasta, a taxa de positividade para Covid-19 vem caindo no estado. Na semana de 29 de novembro a 5 de dezembro, estava em 2,63%.
Já na capital fluminense, foram notificados 23 mil casos de gripe nas últimas semanas. Para reforçar o atendimento, a Secretaria Municipal de Saúde inaugurou o primeiro polo de atendimento a pacientes com síndrome gripal na Vila Olímpica do Alemão, na Zona Norte.
O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, explica que um dos objetivos é identificar pacientes que estão com sintomas graves.
Outros quatro polos devem ser inaugurados nos próximos dias. Cada um é capaz de receber mil pessoas por dia. O Estado também montou três tendas em UPAs.