Prefeitura de SP notifica Uber por transporte de passageiros por moto

Empresa iniciou a disponibilizar o transporte, mas prefeitura afirma que serviço ainda não está regulamentado na cidade

BandNews FM

Prefeitura de SP notifica Uber por transporte de passageiros por moto Marcelo Casal Jr/Agência Brasil
Prefeitura de SP notifica Uber por transporte de passageiros por moto
Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

Nesta quinta-feira (5), a Uber disponibilizou o transporte de passageiros com moto na cidade de São Paulo. O prefeito Ricardo Nunes, no entanto, notificou a empresa pela atividade de transporte remunerado de passageiros por esse tipo de veículo.

Segundo a administração municipal, o serviço ainda não está regulamentado na cidade.

O aplicativo para pedir o transporte por moto é o mesmo dos automóveis, e, segundo a empresa, o custo da viagem sai mais barato do que a categoria de carro UberX. O motociclista que pretende trabalhar na plataforma precisa ter CNH definitiva com a observação de atividade remunerada, a chamada EAR.

A pedido do prefeito, o Comitê Municipal de Uso do Viário deve entrar em contato com a empresa para solicitar a imediata suspensão da atividade. O órgão também vai pedir os devidos esclarecimentos por parte da Uber, uma vez que a empresa não informou à Prefeitura de São Paulo sobre o início da operação dessa opção de mobilidade.

A orientação é que o serviço seja suspenso até que se faça uma reunião entre as partes para entender a dinâmica da atividade e fazer estudos e análises para viabilidade de implantação do serviço de transporte de passageiros por motocicletas.

Em nota, a Uber afirmou que já oferece viagens de noto desde novembro de 2020 no Brasil e, em São Paulo, a modalidade já está presente na região metropolitana desde o ano passado. Ainda segundo a empresa, a nova opção garante a checagem de antecedentes dos parceiros e dá aos usuários a possibilidade de compartilhar com seus contatos a placa, a identificação do condutor e sua localização no mapa, em tempo real.