Prefeitura de SP cria comissão para cuidar do carnaval de rua e promove mudanças

Comissão será criada todos anos e, entre atribuições, ficará responsável pelo cadastro dos blocos, bandas e cordões

Ivan Brandão

Prefeitura de SP cria comissão para cuidar do carnaval de rua e promove mudanças
Mais de 500 blocos foram às ruas na capital paulista no ano passado
Foto: Secom

A Prefeitura de São Paulo cria uma comissão especial que vai cuidar do carnaval de rua da cidade e promove uma série de mudanças no decreto que dita as regras para a saída de blocos durante as comemorações. 

Essa comissão será criada todos os anos e, entre as atribuições, ficará responsável pelo cadastro dos blocos, bandas e cordões que desejarem sair às ruas no carnaval. 

Fazem parte da comissão especial as secretarias de Governo, das Subprefeituras, de Cultura, de Segurança Urbana, de Mobilidade e Trânsito, da Saúde, de Turismo, de Comunicação, de Direitos Humanos e de Urbanismo e Licenciamento. 

A mesma comissão ficará responsável por criar um programa geral para que o carnaval de rua de São Paulo possa receber patrocínios. 

O grupo de secretarias também vai cuidar dos trajetos, do planejamento de limpeza das ruas, da divulgação dos eventos e do cronograma de alterações do transporte público. 

O mesmo decreto que cria o grupo, altera alguns pontos da lei que já existe. 

Por exemplo: blocos não poderão usar trios elétricos com mais de 3 metros de altura sem que haja uma autorização prévia. 

Agora, há uma linha expressa no decreto vetando qualquer tipo de cobrança de ingresso por manifestações de carnaval que ocorram em espaços públicos. 

No ano passado, mais de 500 blocos foram às ruas na capital paulista e cerca de 15 milhões de foliões curtiram o carnaval de rua em São Paulo.