A prefeitura de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, abre uma investigação para apurar a perda de 270 doses da vacina contra a Covid-19. O desligamento de uma câmera fria na Unidade Básica de Saúde Jardim Petrópolis no último fim de semana será investigado.
A apuração procura o responsável pelo desligamento do refrigerador que armazenava os imunizantes. Segundo a prefeitura, o caso foi descoberto nesta segunda-feira (21), quando uma equipe responsável pela Sala de Vacina da cidade notou que a câmara de vacinas estava desligada.
Ao todo foram perdidas 270 doses da vacina AstraZeneca, além de 1.442 doses de outros imunizantes.
Atualmente, a Prefeitura de Betim está vacinando pessoas com 59 anos. As grávidas também voltaram a ser imunizadas na cidade.
Betim foi a cidade que na semana passada começou a imunização de adolescentes de 12 a 14 anos com as vacinas da Pfizer. A imunização desta faixa etária foi questionada na Justiça e paralisada. Embora a Anvisa tenha liberado a aplicação da vacina da Pfizer, o Ministério da Saúde ainda não colocou os adolescentes nos grupos vacináveis contra a Covid-19 no Plano Nacional de Imunização.