O prefeito de São Paulo disse em entrevista à BandNews FM, nesta sexta-feira (07), que a condução de usuários de drogas à delegacia está na lei e que não é mais possível esconder o sol com a peneira.
Nesta sexta fase da Operação Caronte, que há quatro meses dispersou usuários de drogas que ficavam na região da Luz, no centro da capital paulista, usuários de drogas são levados para a delegacia, autuados pelo consumo de ilícitos e são orientados a procuraram atendimento especializado.
A Prefeitura de São Paulo tem o apoio do governo do estado nas ações. O Ministério Público tem questionado na Justiça as ações do poder público na área.
Ricardo Nunes, do MDB, afirmou que a estratégia na Cracolândia contempla o atendimento ao usuário, a reurbanização da região e a prisão aos traficantes.
O político foi entrevistado pelos âncoras Luiz Megale, Sheila Magalhães e Carla Bigatto, no BandNews São Paulo 1ª Edição.
Ele negou que o encaminhamento dos usuários à polícia seja um atalho para a internação.
Segundo Ricardo Nunes, na quinta-feira (06), 42 pessoas, foram abordadas e presas, sendo que 4 aceitaram a internação voluntária. Outras 38 estão sendo atendidas nos Caps - Centros de Atenção Psicossocial.
Até 10h desta sexta-feira, foram mais 11 encaminhados para a delegacia e uma pessoa aceitou a internação.
Questionado sobre a nova forma de abordagem dos dependentes químicos congestionar o trabalho da Polícia Civil, Ricardo Nunes afirmou que as equipes da delegacia do Centro vão ser reforçadas e que o governo de São Paulo é um apoiador necessário para melhorar a estrutura da polícia.