A demolição do prédio que pegou fogo na região da Rua 25 de Março, no centro de São Paulo, vai começar no sábado de manhã. De acordo com a prefeitura da cidade, a análise dos dados coletados nas vistorias apontou que a estrutura está estabilizada após o término do combate às chamas. Embora neste momento não exista mais risco de ruptura total, sem sinais prévios, o risco de desabamentos pontuais permanece.
Para garantir a total segurança da operação, o perímetro do edifício será isolado com tapumes e toda estrutura será coberta por telas. Os primeiros trabalhos a serem realizados são a limpeza do local e o escoramento de toda a estrutura - com armações de aço entre os andares.
O processo para contratação da empresa responsável pelos trabalhos está em andamento. Por se tratar de serviços emergenciais, o prazo e o investimento serão estabelecidos no decorrer das ações.
Ainda de acordo com a gestão municipal, os donos do edifício concordaram em assumir os custos da obra. Ficou definido que a prefeitura providenciará a demolição e depois irá solicitar o ressarcimento dessas despesas.
O incêndio
As chamas começaram na noite de domingo (10) em um prédio de dez andares na Rua Comandante Abdo Schahin. As causas ainda são investigadas. O fogo se alastrou para um prédio menor, além de uma loja e uma igreja – que foram destruídas.
Dois bombeiros foram internados depois de sofrer queimaduras, mas passam bem. O edifício onde o fogo começou não tinha Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, um documento obrigatório que atesta que um prédio segue as normas de segurança e tem os equipamentos de proteção e combate a incêndios - como alarmes, extintores, hidrantes e saídas de emergência. O incêndio foi extinto depois de mais de 60 horas de trabalho.