"Precisamos virar a página na história do nosso país", diz Ibaneis Rocha

Afastado por 64 dias por Moraes, governador está de o volta ao Palácio do Buriti

BandNews FM

"Precisamos virar a página na história do nosso país", diz Ibaneis Rocha
Ibaneis Rocha volta ao cargo de governador do Distrito Federal.
Foto: Reprodução

O governador do Distrito Federal retornou às atividades no Palácio do Buriti na manhã desta quinta-feira (16) depois de ficar afastado do cargo por 64 dias. Ibaneis Rocha cumpria uma ordem emitida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

Aplaudido por colegas, ele discursou para a imprensa e pregou "tempos de paz". “Eu estou muito consciente de que nós precisamos virar a página na história da nossa cidade, a página na história do nosso país e precisamos viver um tempo de paz”, confirmou o governador.

Ibaneis Rocha afirmou, ainda, que foi surpreendido com a decisão do STF, mas que não carrega remorsos. “Volto agora com o coração limpo, com a cabeça tranquila e com a convicção de que nós temos muito a fazer pelo Distrito Federal. Eu estou simplesmente feliz! Não tenho mágoa no coração, não tenho rancor, não tenho raiva de ninguém”. 

Ao comentar os ataques criminosos do dia 8 de janeiro, o governador classificou a situação como "imprevisível", e que tinha plena confiança no então secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres. O ex-ministro da Justiça também é investigado por suposta omissão no caso.

Apesar do retorno de Ibaneis ao posto, o ministro Alexandre de Moraes garantiu que as investigações sobre a atuação dele no dia das invasões ao Palácio do Planalto, ao Congresso e ao Supremo Tribunal Federal vão prosseguir. O governador foi afastado no dia 9 de janeiro e ficaria longe do cargo por 90 dias.

No período em que ficou ausente, o governo do Distrito Federal oficializou a criação do Batalhão dos Poderes, da Polícia Militar do DF, com 500 policiais à disposição de operações focadas na área da Esplanada dos Ministérios.