Prazo para declaração do Imposto de Renda 2023 começa nesta quarta (15)

Receita Federal espera receber mais de 39 milhões de declarações até 31 de maio; confira as mudanças no formato deste ano

Rádio BandNews FM

O prazo para a declaração do Imposto de Renda 2023 começa nesta quarta-feira (15). O programa usado para fazer a declaração já pode ser baixado pela população.

Este ano, a Receita Federal espera receber mais de 39 milhões de declarações até o fim do prazo, marcado para 31 de maio.

A estimativa representa um aumento de 8,8% em comparação com 2022, quando o Fisco recebeu pouco mais de 36 milhões de documentos.

Já a restituição será paga em cinco lotes, entre 31 de maio e 29 de setembro.

O Fisco brasileiro realizou algumas modificações na edição de 2023. Uma delas é a melhoria na declaração pré-preenchida, que agora conta com mais informações prévias sobre o contribuinte que constam no banco de dados do órgão, inclusive sobre compra e venda de imóveis.

Outro ponto importante é a criação da autorização de acesso para pessoa física. O documento foi pensado para auxiliar pessoas do mesmo núcleo familiar e funciona como uma procuração. Isso permite que outra pessoa, sem ser um contador, preencha as informações de um terceiro.

O Leão também divulgou alterações para quem opera na Bolsa de Valores. Neste ano, só é necessário declarar se foi realizada venda com algum ganho e/ou tenha alienado operações superior a R$ 40 mil reais.

Quem recebe pensão alimentícia não deve mais declarar como rendimento tributável, devido à decisão do Supremo Tribunal Federal

Geralmente, gastos relacionados à educação, saúde, doações, pensão, previdência privada ou com dependentes podem ser deduzidos na declaração do imposto, mas é preciso atenção para saber quais despesas contam.

Todas as dúvidas e informações completas sobe o imposto de renda podem ser conferidas no site oficial da Receita Federal, na aba "Meu Imposto de Renda".

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.