Uma menina de 8 anos é atacada por um tubarão na Praia do Sueste, em Fernando de Noronha. Ela foi levada às pressas para o único hospital da ilha e, de acordo com Secretaria de Saúde de Pernambuco, uma unidade de UTI aérea já foi solicitada para transferência da criança.
A vítima está sendo estabilizada e recebendo a devida assistência dos profissionais da unidade de saúde da localidade. De acordo com a gerente de comunicação da ilha, Georgia Kyrillos, a criança foi mordida na perna e seu estado de saúde é considerado estável.
O Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade, responsável pelas áreas de conservação da ilha, interditou a praia por tempo indeterminado.
Esse não foi o primeiro episódio de ataque de tubarão nas praias de Fernando de Noronha, no ano passado um homem foi mordido na praia de Cacimba do Padre e levou pontos. Em 2020, dois acidentes envolvendo tubarões aconteceram no arquipélago: um na Praia do Bode, em dezembro, e outro na Praia da Conceição, no qual a vítima precisou ser socorrida por conta de graves ferimentos no pé.
Segundo pesquisa do Arquivo Internacional de Ataques de Tubarão, houve um crescimento de 40% no número de ataques desde 2020. No ranking mundial, o Brasil é o terceiro com maior número de casos.
Segundo especialistas, o aumento comparativo é causado por conta da flexibilização das medidas de restrição contra a Covid-19.