Moradores da capital paulista denunciam que a iluminação pública tem ficado ligada o tempo todo em alguns pontos de São Paulo. Isso ocorre em meio à crise hídrica e do alerta para possíveis apagões no país. Os relatos foram enviados para a Central de Ouvintes Ricardo Boechat.
Além dos postes acesos nas avenidas Washington Luis, Bandeirantes e rua Maria Carolina, também há queixas nas ruas Pinheiros, Capitão Prudente e Teçaidá.
Na zona norte, as luzes dos postes da avenida Braz Leme, que liga o bairro de Santana a Ponte da Casa Verde, ficam acesas com frequência.
O Departamento de Iluminação Pública da Prefeitura (Ilume) afirma que tem trabalhado desde agosto de 2019 na modernização de todo o parque de iluminação da cidade, efetuando a troca das antigas luminárias de vapor de sódio por lâmpadas de LED.
A nova tecnologia garante menos consumo de energia e melhor iluminação.
Até o momento, a cidade tem 556 mil pontos de luz de LED, o que já garantiu a redução de 52% do consumo energético.
A expectativa é que toda a iluminação da cidade seja modernizada até 2024.
A Prefeitura também tem investido em um sistema que permitirá um melhor monitoramento do parque de iluminação de São Paulo.
Com relação aos endereços indicados pela reportagem, a equipe de manutenção da Ilume informou que realizará vistoria técnica para verificar as condições de iluminação pública e efetuar os reparos necessários.