O esquema de policiamento elaborado para a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva foi apresentado nesta quinta-feira (29). A operação foi divulgada pela Secretaria de Segurança Pública e a Casa Civil do Governo do Distrito Federal, junto com a Polícia Federal.
No próximo domingo (01), haverá participação de 100% do efetivo policial do Distrito Federal, incluindo Polícia Militar, Civil, e Corpo de Bombeiros. Além da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, das polícias do Senado, forças armadas e de agentes do gabinete de segurança institucional.
Durante o dia da posse, o acesso à Praça dos Três Poderes ocorrerá até 12h30. O público estimado total, em toda a esplanada, pode chegar até 300 mil pessoas, que vão passar por revistas e detectores de metal. Até o momento, já estão confirmadas 56 delegações.
Nesta sexta-feira já foi decretado ponto facultativo, para que seja reduzida a circulação de pessoas na área central, e possibilitar a realização de uma varredura passando por todos os ministérios, além dos prédios da Praça dos Três Poderes.