Cariocas circulam sem máscaras em ambientes abertos mesmo antes da publicação da nota técnica da Secretaria Estadual de Saúde.
A lei sancionada pelo governador Cláudio Castro foi publicada no Diário Oficial, mas a regulamentação com os parâmetros necessários para que as prefeituras adotem a flexibilização só deve sair em uma edição extra ao fim do dia.
Parte dos moradores da capital fluminense que estavam andando sem a proteção nos espaços abertos contou à reportagem da BandNews FM que já vinha dispensando a máscara nos últimos dias.
Há também quem diga que vai continuar usando o equipamento mesmo após o decreto municipal entrar em vigor, por medo de contaminação pelo coronavírus.
A capital fluminense definiu a taxa de 65% da população imunizada com duas doses ou dose única para adotar a medida.
A Secretaria Estadual de Saúde não informou se essa será a taxa mínima exigida para as prefeituras.
MAIS LIBERAÇÕES
A Prefeitura do Rio liberou a presença de 100% do público nos estádios. A medida foi publicada em decreto no Diário Oficial esta quarta-feira (27), mas ainda depende da liberação do Governo do Estado para entrar em vigor.
Para assistir os jogos presencialmente é necessário ter o esquema vacinal completo e ainda apresentar um teste antígeno ou PCR da Covid-19 até 48 horas antes do jogo.