Polônia vai apresentar proposta de paz para Ucrânia e Rússia

Nesta sexta, China prometeu trabalhar para acabar com os conflitos no território ucraniano

BandNewsFM

Nesta sexta-feira (18), contrariando exigências da Rússia, o presidente da Ucrânia.
Foto: Reprodução/Reuters

O governo da Polônia diz que está criando uma proposta para uma missão de paz na Ucrânia. O plano seria apresentado em uma cúpula da Otan, em Bruxelas, na próxima semana. Não foram divulgados mais detalhes sobre o conteúdo dessa proposta.

Nesta sexta-feira (18), contrariando exigências da Rússia, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, voltou a prometer que o país vai integrar a União Europeia. Pouco depois, falando em um estádio lotado, em Moscou, o presidente da Rússia parabenizou os soldados que estão lutando na Ucrânia.

O evento foi realizado para marcar os oito anos da anexação da Crimeia, ex-território ucraniano. Vladimir Putin disse que as operações iniciadas na Crimeia e, agora, repetidas em Donbass, têm por objetivo acabar com o que chamou de genocídio praticado por forças neonazistas.

Já o ministro das Relações Exteriores da Rússia disse não acreditar que o Brasil vai aceitar as sanções anunciadas pelos Estados Unidos contra Moscou. Sergei Lavrov acusou os norte-americanos de lutarem por um mundo unipolar, em que, nas palavras dele, o “Tio Sam” dá as cartas.

China e EUA

Também nesta sexta-feira, os presidentes dos Estados Unidos e da China realizaram uma videochamada para tratar do conflito. A reunião durou quase duas horas e, de acordo com a mídia estatal chinesa, Xi Jinping disse a Joe Biden que a guerra não é de interesse de ninguém e que os dois países têm a responsabilidade de trabalhar pela paz. Nos últimos dias, a Casa Branca havia pressionado Pequim a usar sua influência com Moscou para tentar terminar com os confrontos na Ucrânia. Os Estados Unidos ainda ameaçaram aplicar sanções contra os chineses casos eles decidam apoiar a Rússia militarmente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.