A polícia monta uma força-tarefa para encontrar os suspeitos de atirar em policiais durante uma operação nesta sexta-feira (15), no bairro de Valéria, na periferia de Salvador e na região do subúrbio.
O agente federal Lucas Caribé Monteiro de Almeida foi morto pelos suspeitos e dois policiais civis foram baleados e estão internados no Hospital Geral do estado.
As buscas contam com helicópteros do Grupamento Aéreo da Polícia Militar e com bloqueios montados na Estrada do Derba, importante ligação com a região do subúrbio.
Agentes da Polícia Civil encontraram mais dois suspeitos entre os bairros de Valéria e Rio Sena, em uma região de mata fechada. Houve confronto, eles foram atingidos e não resistiram.
Outros dois suspeitos já haviam sido mortos em confrontos na madrugada desta sexta-feira (15).
Desde o início da operação, dois fuzis, duas pistolas, carregadores, munições, rádios comunicadores e roupas camufladas foram apreendidos.
A polícia pede que a população denuncie de forma sigilosa através do Disque Denúncia da SSP, pelo número 181.
A operação Fauda deflagrada pela FICCO (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado na Bahia), da Polícia Federal, investiga uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas e armas, homicídios e roubos, com atuação no bairro de Valéria.
Em retaliação a operação, um ônibus foi incendiado no bairro de Castelo Branco, na mesma região. A polícia acredita que os criminosos podem ter atacado o coletivo para desviar a atenção.
Durante a agenda em Feira de Santana, no Centro-Norte do estado, o governador Jerônimo Rodrigues, lamentou a morte do policial.
Na quarta-feira (13), a força integrada prendeu em Areias, distrito de Camaçari, na região Metropolitana de Salvador, um homem conhecido como "Barão das Armas", suspeito de fazer parte de um grupo especializado em roubos a banco e carros forte.
Ele é suspeito de comandar o grupo, ser responsável pelo armazenamento e distribuição das armas. Segundo os investigadores, ele tem uma longa ficha criminal e era procurado desde 2018.
O homem seria o responsável por crimes no Oeste do estado, incluindo um roubo a carro forte na cidade de Boa Nova, quando três seguranças da empresa de transporte de valores foram gravemente feridos, um deles morreu.