Uma operação da Polícia Civil do estado de São Paulo, em parceria com a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, prendeu nesta quarta-feira (15) uma quadrilha que usava contas falsas para arrecadar doações às vítimas das enchentes no RS.
Os três mandados de prisão preventiva foram cumpridos em Santo André, na região metropolitana de São Paulo. O grupo era formado por dois homens, uma mulher e um menor de idade.
De acordo com as investigações, a quadrilha criou contas falsas do governo do RS nas redes sociais e passou a compartilhar chaves Pix de pessoas físicas para recebimentos de valores doados ao estado afetado pelas enchentes.
Os suspeitos presos nesta operação possuem antecedentes criminais de roubo, porte ilegal de arma de fogo, furto e tráfico de entorpecentes. Eles foram conduzidos até o distrito policial para a formalização da prisão, mas as investigações seguem para entender se há envolvimento de outras pessoas e como era feito o desvio dos valores arrecadados.
Chuvas no RS: os números da tragédia
Segundo o último boletim do estado, 149 pessoas morreram e mais de 100 estão desaparecidas desde que as enchentes atingiram o Rio Grande no Sul desde o fim de abril.
O número de pessoas fora de suas casas passa de 610 mil, sendo que, desse total, 76.580 estão em abrigos e outros 538.245 estão desalojados.
Ao todo, 2,1 milhões de pessoas foram diretamente afetadas pelas enchentes em 449 de 497 municípios gaúchos.
Band Abraça: como doar para as vítimas das chuvas no RS
Para contribuir com as vítimas afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul, o Grupo Bandeirantes de Comunicação e a Central Única das Favelas (CUFA) realizam a campanha “Band Abraça o Rio Grande do Sul”. Você pode enviar sua doação via PIX direto da sua conta para a CUFA pelo email: doacoes@cufa.org.br
Ou pelas contas:
Bradesco – 237
Agência: 0087
C/C: 3582-3
Itaú – 341
Agência: 0402
C/C: 17369-4