A Polícia Militar do Distrito Federal vai disponibilizar todo o efetivo disponível para o dia das posses do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e do governador Ibaneis Rocha, em primeiro de janeiro.
Segundo a circular assinada pelo Subcomandante-Geral da corporação, Klepter Rosa Gonçalves, além dos militares da ativa, prestadores de serviço e servidores civis comissionados que atuam administrativamente vão trabalhar na data. Com isso, o recesso de descanso do ano novo foi adiado para o período 9 a 13 de janeiro de 2023.
A nota destacou que, apesar da mudança, não haverá prejuízo para os servidores nem redução no atendimento ao público. O comunicado não deixa claro se a alteração tem relação com os atos de vandalismo na última segunda-feira (12), quando 8 veículos foram incendiados, assim como espaços públicos e privados que foram destruídos, após tentativa de invasão ao prédio da Polícia Federal.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, o plano de segurança para o dia da posse presidencial está em fase de elaboração. A pasta ainda destacou que o planejamento está sendo realizado com a participação de instituições locais e federais.
A Secretaria não respondeu se os atos de violência no início desta semana terão algum impacto na elaboração do esquema de segurança. Ainda da PM-DF, vale relembrar que o comando geral da corporação tem até segunda-feira (19) para responder alguns questionamentos que o Ministério Público do Distrito Federal fez com relação a atuação dos militares durante os atos de vandalismo.