Polícia Militar do DF terá esquema de segurança reforçado para posse de Lula

Corporação não confirmou se reforço tem relação com os atos de vandalismo registrados em Brasília no início da semana

BandNews FM

Polícia Militar do DF terá esquema de segurança reforçado para posse de Lula Foto: José Cruz/Agência Brasil
Polícia Militar do DF terá esquema de segurança reforçado para posse de Lula
Foto: José Cruz/Agência Brasil

A Polícia Militar do Distrito Federal vai disponibilizar todo o efetivo disponível para o dia das posses do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e do governador Ibaneis Rocha, em primeiro de janeiro.

Segundo a circular assinada pelo Subcomandante-Geral da corporação, Klepter Rosa Gonçalves, além dos militares da ativa, prestadores de serviço e servidores civis comissionados que atuam administrativamente vão trabalhar na data. Com isso, o recesso de descanso do ano novo foi adiado para o período 9 a 13 de janeiro de 2023.

A nota destacou que, apesar da mudança, não haverá prejuízo para os servidores nem redução no atendimento ao público. O comunicado não deixa claro se a alteração tem relação com os atos de vandalismo na última segunda-feira (12), quando 8 veículos foram incendiados, assim como espaços públicos e privados que foram destruídos, após tentativa de invasão ao prédio da Polícia Federal.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, o plano de segurança para o dia da posse presidencial está em fase de elaboração. A pasta ainda destacou que o planejamento está sendo realizado com a participação de instituições locais e federais.

A Secretaria não respondeu se os atos de violência no início desta semana terão algum impacto na elaboração do esquema de segurança. Ainda da PM-DF, vale relembrar que o comando geral da corporação tem até segunda-feira (19) para responder alguns questionamentos que o Ministério Público do Distrito Federal fez com relação a atuação dos militares durante os atos de vandalismo.