A Polícia Militar do Rio de Janeiro afastou as duas equipes dos Batalhões de Ações com Cães e de Choque que participaram de uma operação na Vila Aliança, na Zona Oeste do Rio, após a denúncia de que uma casa foi invadida e objetos foram furtados por PMs. A ação aconteceu no dia 7 de fevereiro e foi registrada por uma câmera escondida instalada pelo dono do imóvel.
Segundo a corporação, a medida tem como objetivo identificar quais policiais cometeram o crime. Um inquérito Policial Militar foi aberto por haver "indícios de cometimento dos crimes de furto e de abuso de autoridade em razão da violação de domicílio", segundo publicação no Boletim Interno da PM. A Polícia afirmou que depois da investigação os funcionários que não participaram da invasão retornarão aos postos de trabalho.
O dono do imóvel informou que instalou o sistema de segurança por conta da série de invasões policiais que sofreu. O episódio de fevereiro seria o décimo segundo desde que ele se mudou. No vídeo os agentes comentam sobre os bens presentes na casa e decidem o que vale a pena levar. De acordo com a denúncia, eles levaram um quilo de carne congelada, caixas de água de coco, um vidro de perfume e uma caixa de som.