A Polícia Civil de Minas Gerais suspeita que uma fake news tenha terminado com dois ônibus incendiado no último sábado (27).
Segundo a Polícia Militar, um homem teria espalhado que uma operação policial terminou com a morte de um morador na região de Contagem, na Grande BH. Conhecidos da suposta vítima teriam então colocado fogo nos veículos como represália.
Os militares garantem que não houve operação no local e que o morador teria morrido por uso de drogas. O homem suspeito de divulgar a fake news foi preso, junto a outros três suspeitos de envolvimento com o incêndio.
Duvide, cheque, não espalhe fake news
Como forma de conscientização contra propagação de fake news, o Grupo Bandeirantes de Comunicação lançou uma campanha contra a desinformação.
O diretor de conteúdo do grupo, Rodolfo Schneider, frisa que o jornalista é o profissional treinado para apuração dos fatos, e que nas mãos de outras pessoas as fake news “podem provocar a destruição e pessoas e vidas, o que temos visto cada vez mais no Brasil e no mundo”.
A BandNews FM também integra o Projeto Comprova, parceria que reúne diferentes veículos de comunicação do Brasil, e surgiu na pandemia de Covid-19 como uma agência de checagem de fatos, investigando notícias suspeitas.