Polícia Federal realiza operação contra o tráfico de drogas em porto fluminense

Ação ocorre após decretação da GLO para atuação de militares nos portos do Rio de Janeiro e São Paulo

Rádio BandNews FM

Polícia Federal realiza operação contra o tráfico de drogas em porto fluminense
PF inicia operação contra tráfico de drogas internacional
Reprodução/Polícia Federal

A Polícia Federal realiza uma operação contra o tráfico internacional de drogas na manhã desta terça-feira (14). A ação tem o objetivo de combater o envio de entorpecentes para países da Europa e África a partir do Porto de Itaguaí, na Costa Verde fluminense.

Um mandado de prisão preventiva e 25 mandados de busca e apreensão são cumpridos na capital, em seis municípios do estado, além de Santos (SP).

Os mandados foram expedidos pela Justiça do Rio, que determinou ainda o bloqueio de bens, que seriam de integrantes do grupo criminoso, totalizando o valor de R$ 3,15 milhões.

As apurações tiveram início a partir da apreensão de 342 kg de cocaína no Porto de Itaguaí, em abril de 2021. A droga estava armazenada em toras de madeira que estavam no interior de um contêiner com destino à Europa. Segundo apurou a PF, o esquema foi se refinando ao burlar autoridades portuárias e aduaneiras.

Os envolvidos listados estão sujeitos a penas que, somadas, podem ultrapassar 45 anos de reclusão.

Desde a semana passada, homens do Exército e da Marinha atuam contra o tráfico de drogas no Porto de Itaguaí. O local é reconhecido como um dos maiores entrepostos de produtos contrabandeados. A atuação dos militares faz parte da operação da Garantia da Lei e da Ordem assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para uma política de segurança diferenciada em portos e aeroportos de São Paulo e do Rio de Janeiro.