A Polícia Federal prendeu na manhã desta terça-feira (23) um soldado da Polícia Militar do Distrito Federal por suposta participação nos atos criminosos de 8 de janeiro, em Brasília. A detenção de Flávio Silvestre é parte da 12ª fase da Operação Lesa Pátria, que cumpre ainda quatro mandados de busca e apreensão.
O agente preso é suspeito de ter ordenado que os profissionais de segurança recuassem e, assim, foi facilitada a depredação dos prédios na Praça dos Três Poderes.
Flávio Silvestre já tinha cumprido prisão preventiva, determinada pelo Supremo Tribunal Federal, na 5ª fase da Operação Lesa Pátria, em março deste ano.
Os mandados cumpridos nesta terça (23) foram determinados pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF. Todos os pedidos são cumpridos na capital federal.
A Lesa Pátria é uma ação permanente de investigação capitaneada pela Polícia Federal para identificar e prender participantes, incentivadores e financiadores dos atos criminosos.
Os envolvidos podem responder pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.