Polícia Federal começa a emitir modelo de passaporte mais seguro contra fraudes

Atualização anterior do passaporte foi em 2015, quando foi inserido um chip

Rádio BandNews FM

Novo modelo de passaporte
Reprodução

A Polícia Federal começa a emitir um novo modelo de passaporte nesta semana, em parceria com a Casa da Moeda do Brasil. O novo documento tem mecanismos de segurança que garantem autenticidade e dificultam fraudes. A partir desta terça-feira (3), todos os brasileiros que trocarem o documento vão receber a atualização.

O modelo do passaporte brasileiro era o mesmo desde 2015, quando o documento ganhou um chip eletrônico. Entre as novas medidas de segurança, há a chamada “foto fantasma” em preto e branco com elementos e números codificados. Segundo a Polícia Federal, a imagem vai ajudar a fortalecer a segurança do passaporte.

Além disso, imagens que só podem ser vistas em luz ultravioleta foram incluídas. Outro recurso que passou a ser usado é o "fio de segurança", já utilizado também nas cédulas de real. Trata-se de uma faixa escura estreita que sobrepõe as páginas do documento e é visível quando colocada contra a luz. O mecanismo é mais uma forma de aumentar a segurança do documento.

O design também foi repaginado: a capa voltou a ter o brasão da República em destaque e as folhas do interior estão mais coloridas e ganharam figuras da fauna e da flora do país.

Quem solicitou o passaporte em postos da Polícia Federal desde a última sexta-feira (29) receberá já o novo documento. O valor da emissão não foi alterado e segue em R$ 257,25.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.