BandNews FM

Polícia Federal instaura dois inquéritos em SP e apura possibilidade de incêndios criminosos

Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirma ser incomum focos de fogo simultâneos como de agora

Rádio BandNews FM

Polícia Federal instaura dois inquéritos em SP e apura possibilidade de incêndios criminosos
Ricardo Stuckert/PR

A Polícia Federal anunciou neste domingo (25) a abertura de dois inquéritos para investigar a possibilidade de incêndios criminosos terem sido iniciados em São Paulo nos últimos dias.

A medida foi anunciada pelo Diretor Geral da PF, Andrei Rodrigues, durante visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, ao Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Ibama, em Brasília.

São Paulo já registra o maior número de focos de queimadas para um mês de agosto desde 1998. 48 cidades do interior estão em alerta máximo para queimadas, segundo a Defesa Civil do estado.

Segundo Rodrigues, os inquéritos abertos vão apurar as responsabilidades de incêndios de grandes proporções e que provocaram o fechamento dos aeroportos de São José do Rio Preto e de Ribeirão Preto, ambos no interior de São Paulo. Como os terminais aéreos são considerados áreas de interesse federal, é de competência da corporação as investigações sobre os prejuízos provocados pela alteração da rotina aeronáutica por causa da fumaça das queimadas.

Rodrigues afirmou ainda que os focos de incêndio no estado fazem parte de um "movimento atípico".

A Polícia Civil de São Paulo também já anunciou a abertura de investigações sobre incêndios iniciados nos últimos dias em diferentes cidades paulistas. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o que seria um movimento orquestrado para queima de plantações e áreas próximas de rodovias.

As investigações da Polícia Federal se somam a outros 29 inquéritos já abertos pela corporação para apurar as causas de incêndios que consomem biomas como o Pantanal e a Amazônia.

Para a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, há uma forte suspeita de ação humana nas ações atuais. Ela destacou ainda que é incomum um número tão grande de focos de incêndio em dias concentrados como agora.

Segundo Marina , a orientação do presidente Lula é de que o governo federal trabalhe junto com os governadores dos estados afetados pelas queimadas, assim como o diálogo com prefeitos das cidades afetadas pelos incêndios.

Tópicos relacionados