A Polícia Civil e o Ministério Público do Rio de Janeiro cumprem seis mandados de prisão temporária e 40 de busca e apreensão contra integrantes do Comando Vermelho acusados de lavar pelo menos R$ 3 bilhões do tráfico de drogas nos últimos três anos.
Os traficantes tentavam esconder os valores bilionários em contas de laranjas e transações usando criptomoedas. A Operação Mercador de Ilusões acontece em nove estados e no Distrito Federal.
O grupo criminoso domina o Complexo do Salgueiro, um dos maiores do Rio de Janeiro. A favela localizada em São Gonçalo, segundo município mais populoso do estado, tem saídas estratégicas, com a BR-101 e a Baía de Guanabara.
Segundo a Polícia, na rede de laranjas dos criminosos estão muitos falsos empresários de transporte, de importação e de exportação que usam rodovias pela Brasil. A quadrilha também trafica armas pela fronteira, de acordo com Polícia.
Antônio Ítalo Ferreira, o Rabicó, é o chefe do grupo. Ele é um dos bandidos mais procurados do Rio e controla o conjunto de favelas do Salgueiro.
A operação conta com 150 policiais do Distrito Federal, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Goiás, Minas Gerais, Amapá, Pernambuco e Rio Grande do Norte, além do Rio de Janeiro.
O MP pediu o bloqueio de R$ 681 milhões dos investigados.