A Polícia apreendeu, na madrugada de quinta (18) para sexta (19), 119 carros e motos por participação em rachas nas proximidades do Parque Ibirapuera, região nobre da zona sul de São Paulo. Segundo os investigadores, as competições nesse local ocorriam há mais de um mês.
Os encontros eram às quintas-feiras e começavam em um posto de gasolina. Na sequência, os veículos se enfrentavam em corridas pelas ruas da região.
Os policiais autuaram todos que compareceram ao racha desta quinta-feira (18). Foram utilizados guinchos e caminhões-cegonha para levar os carros e motos. A operação durou quase seis horas.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, participar de rachas é infração gravíssima, com punição de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação e multa de quase R$ 3 mil. Os motoristas ainda correm o risco de perder o direito de dirigir por um período que pode variar de 2 a 8 meses.
O pai de um dos participantes do racha foi preso por desacato ao impedir que o carro do filho fosse levado.
A operação faz parte de um conjunto de ações para fiscalizar e educar sobre a segurança no trânsito. No mês de maio, devido ao movimento Maio Amarelo, as ações são intensificadas, com o tema “No trânsito, escolha a vida”.