O Podemos abre processo disciplinar após as falas preconceituosas do deputado estadual por São Paulo Arthur do Val, mais conhecido como Mamãe, Falei.
Ele é alvo de investigação interna depois de associar a condição humanitária de ucranianas e possíveis relações sexuais. A petição, que pode resultar na expulsão, foi encaminhada à presidente nacional da legenda, deputada federal Renata Abreu.
Depois de receber, ela enviou o pedido a solicitação ao diretório estadual de São Paulo. Segundo ela, a comissão de ética vai discutir situação do parlamentar:
“A realização do procedimento é necessária para qualquer tipo de punição, em respeito à ampla defesa e ao contraditório. Assinado pelas presidentes do Podemos Mulher Nacional e estadual de São Paulo, respectivamente, Márcia Pinheiro e Alessandra Algarin, o pedido é pela punição mais grave: a de expulsão”.
Dentro da legenda, Arthur do Val terá cinco dias para se defender. Na próxima quarta-feira (09), o Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo também irá analisar o caso, mas desta vez o pedido envolve a cassação de mandato.
O processo não se deve se encerrar antes de abril.