PM considera "um sucesso" operação que terminou com 25 mortos

"Novo cangaço" foi alvo de operação em Varginha (MG)

Narley Resende

Fuzis, pistolas, munição e granadas estão entre arsenal apreendido  Reprodução / PM-MG
Fuzis, pistolas, munição e granadas estão entre arsenal apreendido
Reprodução / PM-MG

A Polícia Militar de Minas Gerais (PM-MG) considera “um sucesso” a operação que terminou com 25 pessoas mortas, sem testemunhas, contra uma quadrilha do chamado “novo cangaço”, em Varginha, no Interior do Estado.  

Em entrevista à BandNews FM, a capitã Layla Brunnela, porta-voz da PM-MG, afirma que a consideração se deve ao fato de nenhum policial ter sido ferido e de um farto material bélico ter sido apreendido.  

“Com certeza foi um sucesso. Não tivemos nenhum policial baleado, nem militar, nem federal. Tivemos um retorno à sociedade, com grande apreensão de explosivos e matérias que seriam utilizados no cometimento de delito, que poderiam tirar a vida de civis aqui no Sul de Minas”, afirma.  

Imagens de mortos circulam pelas redes sociais como sendo dos suspeitos.  

A capitã afirma que a PM ainda não tem conhecimento de vazamento de imagens por meio de celulares de policiais, uma vez que os dois sítios onde ocorreram as mortes estão isolados pela polícia.  

“Os locais estão isolados aguardando a perícia da Polícia Federal. É muito pouco provável que sejam imagens reais, da data de hoje (as que circulam na internet). As imagens oficiais da Polícia Militar partiram todas da Comunicação da instituição, por meio das nossas mídias sociais”, garante.  

Ninguém foi preso na operação, o que dificulta a investigação da Polícia Federal, que deve apurar de onde vieram as armas e se os mortos faziam parte de alguma facção criminosa.  

“Todos trabalho investigativo da Polícia Federal começa agora. A PF com certeza ouvirá muitas testemunhas, pessoas que possam estar direta ou indiretamente relacionadas a esse delito”, afirma. 

Segundo a PM, os confrontos ocorreram em duas abordagens diferentes.  

Na primeira, segundo a polícia, os suspeitos atacaram as equipes da PRF e da PM, sendo que 18 criminosos morreram no local.

Em uma segunda chácara, de acordo com a informação oficial, foi encontrada outra parte da quadrilha e nesse local, após intensa troca de tiros, sete suspeitos morreram.

Durante as duas abordagens, foram recuperados, explosivos, armas longas ponto 50 e 10 fuzis, além de outras armas, munições, granadas, coletes, miguelitos e 10 veículos roubados.

De São Paulo, Narley Resende