A colunista Lana Canepa, da BandNews FM, detalhou a briga entre Defensoria Pública e a Associação Brasileira de Planos de Saúde que ocorreu em audiência pública no Congresso, na tarde desta terça-feira (4).
De acordo com a jornalista, trata-se de um assunto que está na pauta do Congresso Nacional por se tratar de um factual importante. Nesta terça, a Agência Nacional de Saúde (ANS) limitou a 6,91% o percentual de reajuste anual que poderá ser introduzido nas cobranças dos planos de saúde individuais e familiares. "As operadoras alegam que a situação está insustentável. [...] Quando fica insustentável, o plano todo é cancelado e todo mundo que estava naquele plano contratado, perde o plano", explicou.
Na Comissão de Assuntos Sociais, do Senado, houve uma audiência pública que contou com a participação do presidente da Associação Brasileira dos Planos, Marcos Novaes, e a Carolina Godoy, da Defensoria Pública da União.
"De um lado, a Defensoria pede que o Congresso reaja para proibir as operadoras de fazerem cancelamentos unilaterais, e de outro, as operadoras com esperança de que o Congresso vá fazer algum tipo de lei para que elas tenham sustentabilidade nas suas contas. É um imbróglio", considerou.