Começaram a funcionar nesta segunda-feira (29) duas novas modalidades do PIX: Saque e Troco. Com a novidade, os usuários poderão fazer saques nos estabelecimentos comerciais.
O valor limite das transações é de R$ 500 durante o dia e de R$ 100 durante a noite (das 20h às 6h).
As novas modalidades do PIX anunciadas pelo Banco Central devem beneficiar pequenos comerciantes, em especial aqueles de regiões interioranas, na avaliação da colunista de Mercado&Consumo, Aiana Freitas.
A jornalista explica que o PIX Saque permite ao cliente a retirada de dinheiro diretamente do caixa do comércio por meio do aplicativo que já é usado atualmente. O Pix Troco funciona de forma semelhante.
Nesse caso, o saque vem acompanhado de uma compra no estabelecimento, em que o cliente pode solicitar o troco em dinheiro físico.
Aiana Freitas explica que a oferta desses serviços é opcional, mas, a partir do momento em que o comércio abre essa possibilidade, deve englobar clientes de todos os bancos.
Uma das principais vantagens das novas modalidades, segundo a jornalista, é a redução dos custos com a logística do dinheiro em caixa no comércio. Entre as desvantagens, no entanto, está a insegurança com as chamadas "quadrilhas do PIX.