O Google anunciou nesta segunda-feira (4), o lançamento do PIX por aproximação para usuários da carteira digital Google Pay, pertencente à empresa. Com essa ferramenta, o cliente poderá realizar pagamentos pelo sistema de transferências instantâneas do Banco Central (BC) aproximando celulares ou para maquininhas.
O evento de lançamento “Pix no Google Play” ocorreu em São Paulo, na sede da empresa, e contou com a presença de Roberto Campos Neto, presidente do BC. O modelo tem previsão para entrar em vigor oficial em fevereiro 2025, mas alguns bancos estão adiantando o processo.
O Google Pay armazena informações de outras instituições financeiras para que o cliente escolha no momento da compra, permitindo que o usuário não tenha que abrir o aplicativo da instituição financeira para realizar um pagamento.
Usuários do C6 Bank, do PicPay e do Itaú já podem utilizar o recurso a partir da plataforma.
O Google não informou se estuda incluir outros parceiros no GPay para a promoção da ferramenta. A agenda do BC para o Pix ainda inclui a criação do “Pix garantido”, que permitirá o parcelamento de compras.