PIX poderá ser feito por aproximação de celular, diz presidente do Banco Central

Chave PIX será cadastrada em carteiras digitais; pagamento será semelhante ao de cartões de crédito e de débito virtual

BandNews FM

Pix ganhará nova função em 2024
Reprodução/Agência Brasil

Em evento com empresários em São Paulo, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse nesta terça-feira (11) que o PIX deverá ter uma opção de transferência por aproximação de celular.

A nova atualização não tem data de início, mas o presidente afirmou que está sendo feita uma associação com carteiras digitais, como Google Pay e Apple Pay.

Uma chave PIX poderá ser cadastrada em carteiras digitais para pagamentos feitos de modo semelhante ao de cartões de crédito ou de débito virtual registrados nas plataformas.

"Percebemos que podemos fazer algo que pode ser muito rápido. Ao invés de colocar cartão de crédito lá, pode apenas colocar PIX", declarou.

No total, são 754 milhões de chaves PIX cadastradas em instituições de pagamentos e nos bancos, e cerca de 150 milhões de brasileiros que utilizam essa ferramenta, segundo Campos Neto.

No mês de abril, foram registradas 4,9 bilhões de transações via PIX, uma alta de 5%, se comparado com o mesmo período do ano passado.

O presidente do BC também disse que a ferramenta está se tornando a nova forma de pagamento do país, substituindo outros produtos bancários, mais rápido do que se imaginava.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.