Pista de aeroporto derrete e calor faz Reino Unido declarar “alerta vermelho”

Temperatura pode chegar aos 40°C pela primeira vez no país; França tem incêndio florestal descontrolado com termômetros passando dos 42°C

Rádio BandNews FM

Pista de aeroporto derrete e calor faz Reino Unido declarar “alerta vermelho”
Foto: Reuters

O serviço meteorológico do Reino Unido declarou pela primeira vez “alerta vermelho” por conta da previsão de termômetros se aproximando dos 40°C nesta terça-feira (19). Caso a temperatura passe de 38,7°C será um recorde na ilha que abriga Inglaterra, Escócia e País de Gales.

Nesta segunda-feira (18), as pistas de dois aeroportos de Londres foram fechadas por conta de deformações provocadas pelo calor extremo. O terminal de Luton ficou fechado por duas horas para um reparo no asfalto e 14 voos foram atrasados ou cancelados. Problemas também foram registrados na base aérea de Brize Norton.

O sistema de transportes por trilhos também foi afetado. O número de viagens metroviária e ferroviária na capital britânica foi reduzido por conta da possibilidade de deformação dos trilhos.

A onda de calor que atinge a Europa não deve dar uma trégua tão cedo. Com prédios sem aparelhos de ar-condicionado e construídos pra reter o calor, as autoridades se preocupam com os mais idosos e o risco de desidratação. Autoridades de saúde de Portugal e da Espanha já contabilizam 1.100 mortes desde o início do período mais quente no verão no Hemisfério Norte.

Na França, a região de Nantes registrou temperatura de 42°C, um recorde para o país. Bombeiros atuam para conter os incêndios florestais que destroem regiões inteiras. Cerca de 14 mil francês deixaram os imóveis para fugir da chamas.

A onda de calor deve continuar ao longo da semana, o que preocupa autoridades. O Reino Unido colocou o serviço de ambulâncias de prontidão, enquanto os países ibéricos recomendam que a população fique em casa durante o horário de maior exposição solar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.