PGR pede abertura de inquérito contra Magno Malta após fala sobre Vini Jr.

Senador afirmou que os defensores da causa animal têm que defender os macacos e acusou a mídia de "revitimização" após insultos racistas contra o jogador

BandNews FM

PGR pede abertura de inquérito contra Magno Malta após fala sobre Vini Jr
Pedro França/Agência Senado

O Supremo Tribunal Federal (STF) pode abrir um inquérito contra o senador Magno Malta, do PL do Espírito Santo. A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou uma denúncia contra o senador, relativa ao caso de racismo contra o jogador Vinícius Júnior.

Em comissão na Câmara dos Deputados, Magno Malta disse que vê hipocrisia dos defensores dos animais, que não tinham feito nenhuma ação de proteção aos macacos, ao serem usados pejorativamente no caso de racismo.

O senador ainda sugeriu que Vini Jr. entrasse em campo com uma leitoa branca, em sinal de retaliação aos insultos racistas. Malta acusou a mídia de "revitimização", ao invés de exaltarem o atleta brasileiro.

Nesta quinta-feira (25), o Ministério Público denunciou torcedores do Valencia por crime de ódio contra o jogador Vinicius Júnior. Neste domingo (21), uma parcela da torcida do clube espanhol chamou o brasileiro de ‘macaco’.

O processo foi remetido a um tribunal de instrução, de acordo com a Promotoria. A partir de agora, um juiz irá decidir se vai abrir um julgamento contra os torcedores.

As denúncias do Ministério Púbico passam pela instância de instrução antes mesmo de que um juiz decida se os acusados vão virar réus na Espanha.

Após uma denúncia ser feita pelo Real Madrid, clube em que o jogador atua, a Procuradoria-geral da Espanha também apura o acontecimento.

No último domingo (21), Vini Jr foi alvo de gritos racistas e gestos que simulam características de macacos. A partida contra o Valencia FC chegou a ser paralisada, mas as ofensas continuaram e o brasileiro foi expulso durante uma confusão envolvendo jogadores adversários em campo.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.