PF vai investigar possível genocídio de povo Yanomami em Roraima

Ministro da Justiça anunciou abertura de inquérito após visita na região

Rádio BandNews FM

PF vai investigar possível genocídio de povo Yanomami em Roraima
570 crianças morreram por conta dos garimpos ilegais na área nos últimos quatro anos.
Foto: Reprodução/Redes Sociais/Ministério da Saúde

A Polícia Federal vai iniciar uma investigação para apurar possíveis crimes de genocídio e ambientes na região Yanomami, em Roraima. A abertura do inquérito foi determinada pelo ministro da Justiça Flávio Dino.

A Polícia Federal irá apurar crimes ambientais e também o genocídio contra comunidade indígena. Segundo o ministro, essa investigação deve ser tocada a partir de segunda-feira (22).

Dino estava em Roraima acompanhando o presidente Lula na região de Boa Vista neste sábado (21). Após a visita, Lula anunciou melhoras no acesso à saúde para a população indígena da região, combater a desnutrição infantil no local, e também assumiu um compromisso de acabar com os garimpos ilegais da área.

A ministra dos povos indígenas, Sônia Guajajara, esteve no encontro, e afirmou que 570 crianças morreram por conta dos garimpos ilegais na área nos últimos quatro anos por contaminação por mercúrio, desnutrição e fome. Somente em 2022, 90 crianças foram vitimadas.

Em 2021, o Supremo Tribunal Federal já havia pedido apuração de denúncias relativas aos crimes cometidos contra o povo Yanomami.