A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (12) uma operação que visa desarticular uma organização criminosa especializada em lavagem de dinheiro do tráfico de drogas em todo o país.
Cerca de 250 agentes federais cumprem 49 mandados de busca e apreensão e 33 de prisão preventiva em dez estados brasileiros na ação batizada de Match Point.
A corporação bloqueou contas bancárias de 43 pessoas físicas e apreendeu bens, incluindo veículos e embarcações, de pelo menos 57 indivíduos. Ao todo, os objetos apreendidos pela PF podem passar dos R$ 150 milhões.
Segundo a apuração da Polícia Federal, um dos líderes da organização é um cidadão islandês que mora no Brasil. Ele já era investigado pelas autoridades brasileiras e pela polícia da Islândia. Ele foi preso em São Conrado, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Outras cinco pessoas foram detidas na capital fluminense.
De acordo com a investigação, a quadrilha se dividia em duas grandes células com presença em várias cidades do país. A atuação do grupo se concentrava nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte.
Com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar de Santa Catarina, a PF já efetuou sete prisões em flagrante. Foram encontrados cerca de 65kg de cocaína e 225kg de skunk, uma droga semelhante à maconha, porém mais potente.
Os indivíduos investigados podem ser acusados de lavagem de dinheiro, ocultação de bens, organização criminosa e tráfico internacional de drogas. Caso sejam condenados, as penas acumuladas desses crimes podem chegar a mais de 40 anos de prisão.