PF prende islandês que chefiava lavagem de dinheiro do tráfico de drogas no Rio

Batizada de Match Point, a operação da corporação ocorre em dez estados e busca desarticular as atividades de uma organização criminosa

BandNews FM

PF prende islandês que chefiava lavagem de dinheiro do tráfico de drogas no Rio
PF prende islandês que chefiava lavagem de dinheiro do tráfico de drogas no Rio
Foto: Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (12) uma operação que visa desarticular uma organização criminosa especializada em lavagem de dinheiro do tráfico de drogas em todo o país. 

Cerca de 250 agentes federais cumprem 49 mandados de busca e apreensão e 33 de prisão preventiva em dez estados brasileiros na ação batizada de Match Point. 

A corporação bloqueou contas bancárias de 43 pessoas físicas e apreendeu bens, incluindo veículos e embarcações, de pelo menos 57 indivíduos. Ao todo, os objetos apreendidos pela PF podem passar dos R$ 150 milhões. 

Segundo a apuração da Polícia Federal, um dos líderes da organização é um cidadão islandês que mora no Brasil. Ele já era investigado pelas autoridades brasileiras e pela polícia da Islândia. Ele foi preso em São Conrado, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Outras cinco pessoas foram detidas na capital fluminense.

De acordo com a investigação, a quadrilha se dividia em duas grandes células com presença em várias cidades do país. A atuação do grupo se concentrava nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte. 

Com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar de Santa Catarina, a PF já efetuou sete prisões em flagrante. Foram encontrados cerca de 65kg de cocaína e 225kg de skunk, uma droga semelhante à maconha, porém mais potente.

Os indivíduos investigados podem ser acusados de lavagem de dinheiro, ocultação de bens, organização criminosa e tráfico internacional de drogas. Caso sejam condenados, as penas acumuladas desses crimes podem chegar a mais de 40 anos de prisão.