A Polícia Federal prendeu na noite desta segunda-feira (23) o homem flagrado destruindo um relógio histórico dentro do Palácio do Planalto durante os atos criminosos no dia 8 de janeiro, em Brasília.
Antônio Cláudio Alves Ferreira foi detido na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais, pelos agentes federais. A prisão preventiva havia sido solicitada pela PF e foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no contexto da Operação Lesa Pátria. A investigação da Polícia Federal foi deflagrada na última sexta-feira (20) e busca identificar participantes dos atos na capital federal.
Ele será interrogado e passará por audiência de custódia. Após a prisão, o homem foi levado a sede da corporação na cidade mineira e deve aguardar uma possível transferência.
Ele foi filmado dentro do Palácio do Planalto vandalizando os objetos no dia 8 de janeiro. As imagens das câmeras de segurança mostram o suspeito jogando o relógio de Dom João VI no chão durante os ataques criminosos às sedes dos Três Poderes.
Após os atos, o suspeito abandonou a casa onde morava em Catalão, no estado de Goiás. A Polícia Civil do estado confirmou a identidade de Ferreira após o homem ser considerado foragido.
De acordo com o governo federal, as investigações sobre o crimes praticados em Brasília no dia 8 de janeiro continuam.