PF prende duas pessoas por suspeita de desvios no “orçamento secreto”

Operação apura desvios em contratos com prefeituras do Maranhão

BandNews FM

PF prende duas pessoas por suspeita de desvios no “orçamento secreto” Foto: Polícia Federal
PF prende duas pessoas por suspeita de desvios no “orçamento secreto”
Foto: Polícia Federal

A Polícia Federal (PF) prendeu dois irmãos, Roberto Rodrigues de Lima e Renato Rodrigues de Lima, em uma operação que apura um suposto esquema para desvio de verbas do chamado “orçamento secreto”. A ação, deflagrada nesta sexta-feira (14), cumpre ainda 16 mandados de busca e apreensão em cidades do Piauí e do Maranhão.

A Operação denominada “Quebra Ossos” e foi iniciada pela Polícia Federal do Maranhão. A apuração é sobre denúncias de fraudes para aumentar de forma irregular repasses do Fundo Municipal de Saúde a municípios. A Band tentou contato com a defesa dos detidos, mas ainda não conseguiu.

Os casos foram denunciados pelo jornal O Estado de São Paulo e pela Revista Piauí, que desvendaram a liberação de verbas públicas sem controle por parte do Congresso Nacional e o desvio desses recursos por prefeituras do interior do Brasil.

Segundo a PF, os dois presos são os suspeitos de inserir dados falsos no sistema do SUS para desviar dinheiro público. Um deles não tinha vínculo formal com a cidade de Igarapé Grande, no Maranhão, principal alvo dos desvios. Entretanto, tinha o aval da Secretaria de Saúde para fazer lançamentos de dados de procedimentos em seus sistemas.

A apuração ainda aponta que ele foi responsável pelo cadastro de solicitações no Sistema de Indicação Orçamentária da Câmara dos Deputados, no valor de 69 milhões de reais.

Esta é a primeira operação após a divulgação do “orçamento secreto”. O Supremo Tribunal Federal ainda analisa ações que pedem a suspensão do mecanismo, mas não há prazo para o julgamento.