PF ouve grupo de militares sobre possível participação nos atos criminosos no DF

Investigação apura se membros das Forças Armadas e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) participaram ou omitiram-se durante as ações do dia 8 de janeiro na capital federal

BandNews FM

PF ouve grupo de militares sobre possível participação nos atos criminosos no DF
PF ouve grupo de militares sobre possível participação nos atos criminosos no DF
Foto: Joedson Alves/Agência Brasil

A Polícia Federal ouve nesta quarta-feira (12) cerca de 80 militares sobre possível envolvimento nos atos criminosos do dia 8 de janeiro nas sedes dos Três Poderes, em Brasília.

Os primeiros depoimentos acontecerão por volta das oito horas da manhã, na Academia Nacional de Polícia da PF e terão o acompanhamento do Grupo Estratégico do Ministério Público Federal.

Entre os membros das Forças Armadas e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) que devem ser ouvidos estão o general Gustavo Henrique Dutra de Menezes, que comandava o Comando Militar do Planalto na data dos ataques, e o coronel Jorge Fernandes da Hora, que comandava o Batalhão da Guarda Presidencial.

Ainda em fevereiro, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu que caberia à Corte julgar os casos de militares que possivelmente teriam envolvimento com os atos realizados em janeiro na capital federal.

Durante a quinta fase da Operação Lesa Pátria, ação da corporação que tem como objetivo identificar os indivíduos que participaram, financiaram, omitiram-se ou fomentaram os atos, a PF ouviu policiais militares sobre as ações de vandalismo.

Depois das oitivas, os agentes informaram que haviam indicativos de possível participação ou omissão de membros do GSI e do Batalhão da Guarda Presidencial nas ações de depredação nas sedes dos Três Poderes, em Brasília.