PF deflagra operação contra possível venda de sentenças de desembargadores, no MS

Operação cumpre 44 mandados de busca e apreensão e é um desdobramento de uma operação realizada em 2021, que apreendeu materiais com indícios do cometimento de crimes

BandNews FM

PF deflagra operação contra possível venda de sentenças de desembargadores, no MS
Viatura da Polícia Federal durante operação de busca e apreensão
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) deflagrou durante a manhã desta quinta-feira (24) a Operação Ultima Ratio, que tem como objetivo investigar possíveis crimes de corrupção em vendas de decisões judiciais.  

Crimes como lavagem de dinheiro, extorsão, organização criminosa e falsificação de escrituras públicas teriam sido cometidos pelo Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul.

O Superior Tribunal de Justiça autorizou o cumprimento de 44 mandados de busca e apreensão em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul; em Brasília, no Distrito Federal; em São Paulo; e em Cuiabá, no Mato Grosso.

A ação também conta com o apoio da Receita Federal e é um desdobramento da Operação Mineração de Ouro. Esta operação havia sido deflagrada em 2021, e suas diligências levaram os agentes de segurança a apreender materiais com indícios da prática dos referidos crimes.

Com as possíveis provas, o STJ determinou o afastamento do exercício das funções públicas de servidores, além da proibição de acesso às dependências do órgão público e da comunicação com pessoas investigadas, além da colocação de equipamentos de monitoramento eletrônico.

Tópicos relacionados