A Polícia Federal cumpriu, nesta sexta-feira (27), a terceira fase da operação lesa-pátria, que investiga os envolvidos nos atos criminosos do dia 8 de janeiro. Foram cumpridos dois mandados de prisão em Minas Gerais, um no Espírito Santo, um em Santa Catarina e outro no Paraná.
A pessoa presa em Santa Catarina é Fátima do Tubarão, uma idosa que já tinha sido condenada por tráfico de drogas e também responde por falsificação de documento e estelionato em uma outra denúncia apresentada pelo MP do estado. O mandado de busca e apreensão foi também na casa dela.
Ao todo, foram cumpridos 11 mandados de prisão preventiva, 27 de busca e apreensão, todos expedidos pelo Supremo Tribunal Federal. As ações foram deflagradas nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo e Distrito Federal.
A operação também cumpriu mandados de busca e apreensão na casa do sobrinho de Bolsonaro, Léo Índio, em residências dele ficam no Rio de Janeiro e também em Brasília.
Os investigados devem responder por crimes de abolição violente do Estado de Direito, golpe de estado, associação criminosa, incitação ao crime e destruição de bem especialmente protegido.