PF apreende 160 kg de barbatana de tubarão em mala no Aeroporto de Guarulhos

Dono da bagagem pretendia viajar a Hong Kong e precisou pagar uma multa por infringir leis ambientais

BandNews FM

Uma operação conjunta da Polícia Federal e do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) realizada no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, teve como resultado a apreensão de 160 kg de barbatana de tubarão. O material ilegal foi encontrado na mala de um passageiro chinês, que saía do Brasil com destino à Hong Kong.

O homem recebeu um auto de infração no local e foi liberado após pagar a multa prevista na lei de crimes ambientais. Segundo ele, o material seria para consumo próprio e para distribuir entre amigos, já que na Ásia oferecer iguarias como essa é sinônimo de status social.

Já outra passageira foi presa por agressão, dentro de um avião, cujos motivos ainda estão sendo apurados. A caça de tubarão é crime no Brasil e, segundo o Ibama, todos os crimes ambientais são sujeitos às penalidades previstas na legislação federal.

Outros contrabandos

Além da apreensão de barbatana de tubarão, outras duas vertentes também foram abordadas na mesma operação. Um passageiro foi apreendido com sete ou oito pacotes de cocaína, escondidos dentro de um suco industrializado de morango. 

No mercado, cada quilo de barbatana de tubarão pode custar entre US$ 100 e US$ 2.000. Os casos de apreensão deste material estão cada vez mais frequentes, principalmente após a maior apreensão do mundo, ocorrida neste ano, quando mais de 28 toneladas do material foram apreendidas pelo Ibama.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.